PEDIATRIA - VACINAÇÃO - PUERICULTURA  
Av. Independência, 701 - Piracicaba - SP
 
Central de Vacinação

 

Discutindo os aerossóis e a inalação convencional

A via inalatória é uma maneira de introduzir drogas no organismo da criança mais rapidamente e com uso de doses bem menores do que se fossem por xaropes, comprimidos ou injeções. É a via inalatória que deve ser utilizada com prioridade sempre que possível. Para se ter uma idéia de quanto a dose é menor, uma colher de chá (5ml) de Aerolin xarope equivale a 20 jatos de Aerolin Spray.
A inalação convencional com inaladores elétricos seja ultra-sônicos ou não, é muito bem aceita por todos, mas os sprays ainda são chamados de bombinhas e muito preconceito existe a respeito deles, principalmente que “fazem mal para o coração...” Como já vimos, sua atuação se faz com doses bem menores do que os xaropes ou injeções; alem disso, SEU MÉDICO estará controlando todos esses medicamentos e pode lhe esclarecer todos esses medicamentos e pode lhe esclarecer todos os seus efeitos colaterais ou indesejados. Uma grande parte de falha na resposta aos medicamentos é a devida higiene ambiental imperfeita ou a negligencia e uso errado dos medicamentos, sobre tudo dos sprays.
O espaçador é obrigatório quando do uso dos sprays.
Já existem hoje medicamentos para inalação em forma de cápsulas com inaladores próprios que dispensam o uso do espaçador.
Então, a mesma droga, tanto broncodilatadores como corticóides inalatórios podem ser prescritos nas formas de sprays ou cápsulas.

ATENÇÃO: numerosos estudos demonstram que os pacientes não usam corretamente os sprays. Portanto, preste atenção e qualquer duvida sera eclarecida por seu médico. Crianças de colo devem sempre usar mascaras, e crianças maiores devem usar espaçadores.


Retire a tampa protetora do inalador.










Verifique visulamente se há objetos estranhos dentro da câmara.









Agite vigorosamente o inalador antes de cada uso. Insira o bocal do inalador na parte de trás da câmara.








Aplique a máscara à face da criança. Pressione o inalador noinício da inalação. Mantenha uma boa vedação durante 4 a 6 respirações, depois de pressionar o inalador. Repita a inalaçao caso necessário de acordo com as orientações de seu médico (Sempre com intervalo mínimo de 1 minuto)

 

Página anterior
   
                 
 
Copyright 2003® - PUERI Clínica da Criança
 
Central de Vacinação